Crisálida vazia presa a um galho coberto de líquen, com gotas de orvalho, e uma borboleta azul-clara desfocada ao fundo na luz da manhã

Visitar o Cemitério: o Que Diz o Espiritismo

Ouça este artigo

Marta dirige uma van escolar em Feira de Santana há dezesseis anos. Conhece cada quebra-molas do caminho e o nome de todas as crianças que sobem pela porta lateral. Na última sexta-feira de outubro, depois de deixar o último aluno em casa, ela não voltou direto para a garagem. Passou no mercadinho, comprou uma lata pequena de tinta branca, um pincel fino e uma escova de cerdas duras, e seguiu para o cemitério do bairro, onde está o túmulo da mãe, dona Zulmira.

Ajoelhada no cimento, esfregando o limo que o tempo deixou nas letras do nome, Marta parou com a escova na mão. Uma colega do grupo de estudo tinha dito, dias antes, que “espírita não precisa ir a cemitério, porque ninguém está lá”. A frase ficou martelando. Estaria fazendo alguma coisa errada? Estaria prendendo a mãe a um lugar que ela já deixou?

Quem está no túmulo?

Para o Espiritismo, o túmulo guarda o corpo, não a pessoa. Em O Céu e o Inferno, Allan Kardec dedica as primeiras páginas a mostrar que boa parte do medo e da tristeza diante da morte nasce da ideia de que tudo termina ali, debaixo da terra. A Doutrina propõe outro olhar: o corpo é a vestimenta que o Espírito usou durante a encarnação. Quando ela se desgasta, o ser verdadeiro, com suas lembranças, afetos e conquistas, segue vivo no plano espiritual.

Então é errado visitar o cemitério?

Não. O Espiritismo não proíbe nem condena a visita. Em O Livro dos Espíritos, ao tratar da comemoração dos mortos, os Espíritos explicam que o que os toca é o pensamento afetuoso de quem se lembra deles, e não a pompa das homenagens nem o lugar onde elas acontecem. Falamos mais sobre isso em Finados Segundo o Espiritismo.

Em outras palavras: a lembrança sincera pode nascer na cozinha de casa, no banco da praça ou diante de um túmulo. O que conta é o sentimento. Se ir ao cemitério ajuda você a recolher o pensamento e a orar, a visita tem valor. Se não ajuda, ninguém ama menos por ficar em casa.

O que O Céu e o Inferno ensina sobre a passagem

Na segunda parte da obra, Kardec reúne relatos de Espíritos em situações muito diferentes depois da morte: alguns serenos, outros confusos, outros arrependidos. A lição que atravessa esses depoimentos é que o estado de cada um depende da vida moral que levou, do bem que fez e dos laços que cultivou. Não depende das homenagens do enterro nem do mármore do túmulo.

Daí vem uma consequência bonita para quem visita o cemitério: as flores enfeitam a saudade, mas o que realmente alcança quem partiu é a prece, o perdão, o carinho. Uma oração simples, feita com o coração, vale mais do que a lápide mais cara.

Como fazer da visita um momento de paz

  • Vá pela saudade, não pela obrigação. Se a visita traz conforto, ela é bem-vinda. Se causa angústia, você pode homenagear quem partiu de outro modo, sem culpa.
  • Troque o lamento pela lembrança. Recorde um gesto, uma frase, uma receita. Pensamentos de gratidão envolvem quem partiu de forma mais leve do que o desespero.
  • Faça uma prece curta. Não precisa de fórmula. Se ajudar, há um passo a passo simples em Prece por Quem Partiu.
  • Cuide do lugar com serenidade. Limpar, pintar e levar flores são gestos de carinho, desde que não virem cobrança para provar o amor.
  • Leve a homenagem para fora do portão. Uma boa ação feita em nome de quem partiu, como visitar alguém que vive sozinho ou fazer uma doação, continua o bem que essa pessoa deixou.

Quando a saudade aperta

Para algumas pessoas, o cemitério reabre feridas. Choro que não passa, dificuldade para dormir, sensação de que a vida perdeu o sentido: tudo isso merece cuidado. Fé e apoio profissional andam juntos, e procurar um médico ou um psicólogo também é um gesto de amor por si mesmo. Se em algum momento a dor parecer insuportável, o CVV atende pelo 188, 24 horas, de graça.

Nesses dias, pode fazer bem reler Saudade de Quem Já Partiu e Paz Diante do Medo da Morte, com calma, uma página de cada vez.

As letras do nome

Marta terminou de pintar as letras quando o sol já se escondia atrás das casas. Fez uma prece curta, sem palavras difíceis: agradeceu os almoços de domingo, as broncas, o colo nas noites de febre. Depois guardou a escova no balde e, antes de ligar a van, percebeu que o aperto no peito tinha dado lugar a outra coisa, mais leve.

A mãe não estava presa ali. Estava na lembrança que ia com ela pelo caminho de volta, e no jeito como, na segunda-feira, Marta esperaria com paciência a criança que sempre se atrasa para a van, do mesmo jeito que dona Zulmira esperava por ela no portão da escola.

Visitar o cemitério, para o espírita, pode ser exatamente isso: uma parada para lembrar, agradecer e orar. Quem partiu segue vivo. E o amor encontra o caminho, com ou sem portão.

Leia também: Finados Segundo o Espiritismo: o Sentido de Lembrar Quem Partiu.


📚 Em “O Céu e o Inferno”, Allan Kardec reúne ensinamentos e relatos que ajudam a olhar a morte sem medo e a entender o que realmente acompanha o Espírito depois da passagem. Uma leitura serena para quem deseja transformar a saudade em prece e esperança.

Nota de transparência: ao adquirir seu livro através do link acima, o blog Sementes de Luz recebe uma pequena comissão da Amazon. Você não paga nada a mais por isso e nos ajuda a manter este conteúdo gratuito e acessível para mais pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima